domingo, 10 de fevereiro de 2013

    
            Pastelão do Valério
                     
   Massa                     

2 xícaras de farinha de trigo
meia xícara de leite
100 gramas de margarina
1 colher de sopa  de fermento em pó
1 colher de café de sal
2 gemas

Reserve uma gema para pincelar o pastelão.

Junte todos os demais ingredientes e misture bem, formará uma massa leve, divida em duas partes, a primeira vc abra com um rolo e forre um pirex de tamanho médio, coloque o recheio e abra a outra parte da massa  e cubra o recheio, retire as sobras da massa das bordas do pirex com os dedos para fechar bem.

Aí pincele com a gema para finalizar.
Ele leva mais ou menos 30 minutos para assar em forno médio.

  Recheio.

1 peito de frango
1 dente de alho amassado
1 cebola cortada bem pequena
1 tomate cortado
sal a gosto
cheiro verde
uma pitada de alecrim
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite

Lave o peito de frango e deixe cozinhar em meio litro de agua com uma pitada de sal, na panela de pressão, por 5 minutos após começar a ferver, aguarde sair a pressão da panela retire o peito e desfie, doure o alho no azeite com a cebola, acrescente o tomate o sal e  o alecrim, misture o peito desfiado e junte duas xicaras do caldo do peito com as duas colheres de farinha de trigo e ponha na panela e deixe ferver para engrossar, por fim acrescente o cheiro verde cortadinho. Esse é o recheio do nosso pastelão, você pode fazer com palmito. com camarão com o recheio de seu gosto.

Vou contar aqui uma coisa engraçada, sempre que faço este pastelão uso as sobras da massa para fazer algumas letras ou desenhos e colocar por cima para finalizar, bem se fosse para um dia especial eu usava o motivo do dia, certa vez fiz para o aniversário do meu irmão do coração que se chama Valério, e claro escrevi o nome dele, na hora do jantar ele ficou emocionado e disse que sempre sonhou em ter o nome dele no meu pastelão, então resolvi lhe fazer um carinho e dei o nome dele para a nossa receita. vocês concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário